sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Waldir Vidal da Fonseca


Waldir Vidal da Fonseca, nasceu em Florianópolis/SC no dia 20 de novembro de 1925, jogador de futebol, zagueiro, atuou entre os anos de 1951 à 1959, pelas equipes de Avai Futebol Clube, Figueirense Futebol Clube e Atlético Guarani todos de Santa Catarina. Em 3 de agosto de 1957, a diretoria do Figueirense FC anunciou a compra do passe do jogador Waldir do Avaí FC por 15 mil cruzeiros após ter o excelente zagueiro rescindido seu contrato como o clube Avaiano. Naquela época, fez o Figueira uma grande contratação. Valdir era um dos melhores zagueiros do nosso futebol. No Figueirense, ele formou ao lado de Trilha uma dupla de zaga entrosada e segura.
No Avai jogou 7 anos como titular absoluto.Jogou ao lado de , Danda, Nizeta e Saul. Na época os goleiros eram primeiro Aldofinho e após Tatu.
No ano de 1951 jogou no time Monte Alegre do Paraná. Este ano o Monte Alegre sagrou-se campeão Paranaense. Waldir é ex-combatente da 2ª Guerra Mundial. Serviu na Base Aérea de Florianópolis. Jogou alguns jogos no Flamengo do Rio de Janeiro e Internacional de Porto Alegre.
Waldir se recorda de um jogo do Avai, onde um jogador foi o mais rápido expulso. Relata que quando o juiz ao iniciar o jogo e fazer o "cara e coroa" o jogador e capitão do Avai de nome Amorim após tomar ciência que havia perdido o "cara e coroa" teria afirmado " Nem bem começou o jogo e você já começou a roubar" Logo em seguida o Juiz o expulsou..
Foi Chefe de Segurança do Aderbal Ramos da Silva. Há uma passagem registrada em paginas no livro "Dr Deba:Poder e generosidade,escrito por Luiz Henrique Tancredo"
Foi Comissário da Policia Civil de Santa Catarina e Trabalhou na Secretaria da Fazenda Estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário